Written by admin on July 12, 2018 in Produção Publicações Relatórios de pesquisa

Autor(a) :

Resumo: O processo de investigação de uma metodologia de proteção de dados raciais na presença dos policiais militares de quatro estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais – a partir de três eixos de investigação : i) indicadores da atividade policial e os resultados dos membros dos grupos étnico-raciais; ii) compreensão das acusações de racismo institucional na formulação de políticas pelo associativismo civil e identificação de ações de combate ao racismo no campo da segurança; iii) Healthy of the actions of military processes for approaching the racial institutional, the punishment of abusos, procedures de approach policial and courses de formation policial.
A filtragem racial tornou-se uma análise dos dados de letalidade policial. A proporção de negros entre as ações policiais é três vezes maior do que a dos brancos, tendo sido determinada pelos dados quantitativos. As taxas de letalidade policial, mais altas são concentradas sobre a população negra, jovem e dos territórios estigmatizados. Violência policial e racialização são fenômenos sociais correlacionados.
A desigualdade racial no acesso à vida também é estabelecida pelo predomínio dos negros entre as vítimas de homicídio, o que indica a ausência de políticas de segurança para a população negra, tornando-se mais vulnerável à morte violenta.
The analysis the analyse cases of separating the racial institutional in no campo da segurança pública. De um lado, há uma emergência das crianças negras na esfera pública, denunciando a violência contra os jovens negros. De outro, há uma denúncia de caráter racista do extermínio promovido por policiais. Contudo, as instituições policiais avançadas são pouco permeáveis ??às críticas e propostas dos ativistas.
As respostas das instituições policiais à desigualdade racial não são ainda a segurança à são muito muito tímidas. A pesquisa classificou as formas de respostas possíveis e constatou-se que um problema com o tema está presente apenas em uma iniciativa das escolas de formação. O modelo de policiamento predominante opera ainda uma das faces da racialização das relações sociais no Brasil.
A pesquisa foi financiada pelo Ministério da Justiça – SENASP e PNUD, pelo Ministério Público da Segurança Pública – 2ª edição. A UFSCar liderou uma rede de pesquisa que envolveu grupos da UFF-Nufep, da UnB-Nevis e da Fundação João Pinheiro-NESP, agregando 34 pesquisadores. A parceria em rede possibilita a articulação das competências dos pesquisadores em relação à segurança pública e às relações raciais. The development case in the formation of new students, involving the contacts of the students of post-studies of the institution partners, beyond de repousar in the intelectual integration and de between between the students of groups. Espera-se que os resultados incentivam o aperfeiçoamento das instituições policiais brasileiras e o desenvolvimento de políticas de segurança e igualdade racial, fomentando novas ações de extensão universitária.

Acesse: A filtragem racial na seleção policial de suspeitos: segurança pública e relações raciais