Grupo de Estudos Sobre Violência e Administração de Conflitos

Equipe

PESQUISADORES

Jacqueline Sinhoretto (DS-UFSCar)

Líder
Contato: jacsin@ufscar.br

É professora associada da Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Sociologia. Lidera o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar. Tem experiência em Sociologia da Administração da justiça e Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: administração institucional de conflitos, acesso à justiça, violência, segurança pública, sistema de justiça, prisões, controle estatal do crime. É pesquisadora do INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos e Bolsista de Produtividade do CNPq

>Lattes

Liana de Paula

É professora de sociologia do Departamento de Ciências da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Conflitos – Gevac / UFSCar, que integra o INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos – InEAC. Lidera Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça – CiVAJ / Unifesp e é membro do Grupo de Pesquisa sobre Governo, Ética e Subjetividade – GES. Foi buscaradora visitante no King’s Brazil Institute do King’s College London e no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambrigde, com apoio da Fapesp (2017-2018). Os interesses da pesquisa são, principalmente, a sociologia da violência, o crime e o desvio e a sociologia da infância e da juventude, que são voltadas para as políticas voltadas para o atendimento de adolescentes em regime de conflito (sistema socioeducativo); violência juvenil; administração da justiça; alternativas penais e resolução alternativa de conflitos; e violência urbana.
É doutora e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo – USP e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UnB.

> Lattes

Giane Silvestre

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Bolsista FAPESP. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: O controle social estatal em face da nova organização do “mundo do crime”.

> Lattes

Juliana Tonche

Possui título de bacharel (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma instituição, doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche no Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa (Canadá) e Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da USP junto ao Projeto Temático FAPESP “;A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista”. Tem experiência na área da Sociologia, com ênfase em Sociologia da administração de conflitos e Sociologia das profissões, tendo atuado principalmente no tema da justiça restaurativa. As principais áreas de interesse hoje são a Sociologia urbana e acesso à justiça. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC- UFSCar) e Núcleo de Antropologia do Direito ( NADIR – USP) .

>Lattes

Helton Luiz Gonçalves Damas

Doutor em Sociologia pelo PPGS-UFSCar. Autor da tese “Uma invenção das subjetividades nos mercados de pacificação: um estudo sobre os empreendedores da favela turística / RJ.” orientada pela Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto

>Lattes

Felipe Athayde Lins de Melo

Doutor em Sociologia pelo PPGS- UFSCar, com a tese “O dispositivo penitenciário brasileiro: disputas e acomodações na emergência da gestão prisional”, orientada pela Profª Drª Jacqueline Sinhoretto..

>Lattes

André Sales S. Cedro.

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Bolsista CAPES. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: Os Crimes Violentos Intencionais Letais no Município de Luziânia – GO: Conflitos interpessoais e a reciprocidade da vingança.

> Lattes.

Paula Paschoal Rodrigues Garcia

Paula Paschoal Rodrigues Garcia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: Para além das grades e cadeados: a vivência da mulher egressa do sistema prisional na cidade de São Paulo.

>Lattes

David Esmael Marques da Silva.

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: Chacinas e Controlo do Crime em São Paulo. 

Lattes

Henrique Macedo

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: A Gestão de Territórios, Ruas e Corpos: O modelo de policiamento ostensivo no estado de São Paulo.

>Lattes

Eduardo Rossler

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Bolsista CAPES. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: A vila, o bairro e a prisão: Novas perspectivas do conceito de prisionização em localidades adjacentes ao Complexo Penitenciário Campinas -Hortolândia.

> Lattes.

Jade Cavalli

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: O estalar do Martelo: uma análise das sentenças de crimes patrimoniais na cidade de São Carlos.

>Lattes.

Carolina Costa Pereira

Graduanda em Ciências Sociais , com enfase em  Sociologia , pela Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CNPq ,integrante da pesquisa: Políticas e relações raciais: estudo sobre as formas contemporâneas de controle do crime. Orientada por:  Profª. Drª. Jacqueline  Sinhoretto.

Maria Teresa Lopes

Maria Teresa Lopes, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em Sociologia da Violência. Têm pesquisas iniciais a respeito do Feminícidio, os discussos e relações de poder na sociedade.

Henrique Cezar Souza de Oliveira

Graduando em ciências sociais com ênfase em Sociologia pela UFSCar. Orientadora: Profª. Drª. Jacqueline Sinhoretto. Tem desenvolvido pesquisa sobre o Medo do Crime entre a população universitária .

>Lattes

Desenvolvido por GEVAC. All Rights Reserved ©