Grupo de Estudo sobre Violência e Gestão de Conflitos

Equipe

PESQUISADORES

Jacqueline Sinhoretto (DS-UFSCar)

Líder
Contato: jacsin@ufscar.br

É professora associada da Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Sociologia e PPGS. Lidera o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar. Realizou estágio pós-doutoral na Université de Toulouse – Le Mirail, com bolsa Hermès da Fondation Maison des Sciences de L’Homme (França, 2009). Professora visitante na Université de Toulouse Jean Jaurès, na Cátedra de Estudos sobre América Latina do IPEAT, (França, 2014). Pesquisadora Visitante da Chaire de recherche du Canada sur traditions juridiques et rationalité pénal, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Ottawa (Canadá, 2019-2020) Tem experiência em Sociologia da Administração da justiça e Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: administração institucional de conflitos, acesso à justiça, violência, segurança pública, sistema de justiça, prisões, controle estatal do crime. É pesquisadora do INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos e Bolsista de Produtividade 1C do CNPq.

>Lattes

Maria Gorete Marques de Jesus (DS-UFSCar)

Vice-líder
Contato: mariajesus@ufscar.br

Professora Adjunta A1 do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). Integra o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos – GEVAC. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. Licenciada e Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP). Pós-doutorado pelo Departamento de Sociologia FFLCH-USP.

>Lattes

André Sales Cedro

Doutor em Sociologia pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Mestre em Sociologia pelo mesmo programa e universidade. Pesquisador integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração do Conflito (INCT-INEAC). Membro integrante do Grupo de Estudos Sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC-UFSCar ), liderado pela Dra. Profa. Jacqueline Sinhoretto. Atua na área de pesquisa da sociologia da violência e administração de conflitos, sobretudo em temas relacionados a crimes violentos; modelos de policiamento; práticas policiais, policiamento e relações raciais, controle do crime; uso de tecnologias pelas instituições de segurança; policiamento, segurança pública e redes sociais e controle externo da atividade policial.

> Lattes

Elizabete Pellegrini Garcia

Pós doutoranda no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora integrante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar). Doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos de Política e Criminologia (PolCrim/Unicamp). Ex-pesquisadora visitante com bolsa Fulbright na Universidade de Oklahoma, Estados Unidos (2021) e ex-bolsista CAPES (2016-2023). Experiência com etnografias e pesquisas de campo em contexto presencial e virtual. Interessada em temas relacionados à sociologia do direito, sociologia das profissões jurídicas, informalização da justiça, administração estatal de conflitos e acesso à justiça

> Lattes

Liana de Paula

É professora de sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); lidera o Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça (CiVAJ/Unifesp), que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INVIPS), sediado pelo Laboratório de Estudos da Violência (LAV), da Universidade Federal do Ceará; e é uma das coordenadoras do Observatório da Democracia e dos Direitos da Unifesp. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Violência e Administração de Conflitos (Gevac/UFSCar), que integra o INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC), e membro do Grupo de Pesquisa sobre Governo, Ética e Subjetividade (GES). Foi pesquisadora visitante (academic visitor) no King’s Brazil Institute do Kings College London e no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambrigde, com apoio da Fapesp (2017-2018).Seus interesses de pesquisa são, principalmente, sociologia da violência, do crime e do desvio e sociologia da infância e da juventude, desenvolvendo pesquisas que examinam as políticas públicas voltadas para o atendimento de adolescentes em conflito com lei (sistema socioeducativo); justiça juvenil; violência juvenil; administração da justiça; alternativas penais e resolução alternativa de conflitos; e violência urbana. É doutora e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo – USP e é graduada em ciências sociais pela Universidade de Brasília – UnB.

> Lattes

Giane Silvestre

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Sociologia pela mesma instituição e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus Marília. Atualmente é Pesquisadora Associada no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). Foi Professora Colaboradora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) entre 2021 e 2022 e realizou estágio de Pós-doutorado no NEV, vinculado ao Departamento de Sociologia da USP. Durante o doutorado realizou estágio no exterior no Center for the Study of Law & Society/University of California, Berkeley. É integrante o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar (GEVAC), associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da violência e segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, sistema de justiça criminal, sistema prisional, controle do crime, violência contra mulher e audiências de custódia.

> Lattes

Juliana Tonche

Professora adjunta do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), atualmente cedida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para atuar como Coordenadora de Projetos e das Políticas Judiciárias do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO (UNIVASF/UFC) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma instituição, doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio de pesquisa no Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa (Canadá), junto à Chaire de Recherche du Canada en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale. Concluiu um pós-doutorado no Departamento de Sociologia da USP (FAPESP) e outro (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar), do Grupo de Pesquisa Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM/UFRJ), do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/INCT), do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR/USP), do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (LASSOS/UFBA) e do Grupo de Trabalho Vigilantismo y violencia colectiva (CLACSO). Consultora da Comissão Especial de Justiça Restaurativa da OAB/SP desde 2021. Atualmente é uma das coordenadoras da coleção de livros “Justiça Restaurativa” da Editora Blimunda e também do ST28 da ANPOCS “Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise”. Entre março e novembro de 2023 foi Coordenadora Geral de Atenção ao Egresso e Alternativas Penais na Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

>Lattes

Maria Carolina de Camargo Schlittler

Socióloga, com doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente coordena o Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios de Adolescentes, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de SP, UNICEF e Governo do Estado de SP – presidido pela deputada estadual Marina Helou. Especialista em temáticas relacionadas aos direitos humanos, justiça criminal, segurança pública e dados públicos. Possui 10 anos de experiência em atividades relacionadas a projetos de pesquisas (acadêmicas e aplicadas), onde já atuou como: pesquisadora, coordenadora de campo, assessora de coordenação, monitorando oportunidades de captação no âmbito nacional e internacional, redação e confecção de relatórios técnicos e de prestação de contas para projetos selecionados em editais de diferentes financiadores, tais como FAPESP, CNPq, Ministério da Justiça (SENASP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Betty & Jacob Lafer, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Pastoral Carcerária, Fundação Instituto de Administração (FIA/CEATS – USP), Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura do Município de São Paulo, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), IBCCRIM e Conectas Direitos Humanos. É pesquisadora do INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos. Mãe do Inácio, esteve em licença maternidade de abril de 2017 até abril de 2018.

>Lattes

Felipe Athayde Lins de Melo

Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, onde integra o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos. É membro fundador do Laboratório de Gestão de Políticas Penais, da Universidade de Brasília. Possui pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor (Universidade Mackenzie – 2002), graduação em Filosofia (Universidade Estadual Paulista – 1998) e formação em metodologias de trabalho cooperativo pelo GETS/United Way of Canada. Profissional do campo das políticas penais desde 2004, tendo sido gerente e superintendente da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (2004 – 2012), consultor do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento junto ao Departamento Penitenciário Nacional (2015 a 2017), à Secretaria de Justiça de Rondônia (2018) e coordenando o eixo de Cidadania do Programa Fazendo Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (2019 a 2023). De janeiro de 2024 e janeiro de 2025 atuoou como coordenador nacional do projeto “Abordagens intersetoriais e integradas para uma política de drogas para pessoas no Brasil”, parceria entre a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos – SENAD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz. Atualmente, é colaborador da Diretoria de Políticas Penitenciárias, da Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando nas estratégias de formulação e implantação do Plano Pena Justa, resultante da ADPF 347 – Estado de Coisas Inconstitucional do Sistema Penitenciário Brasileiro.

>Lattes

Henrique de Linica dos Santos Macedo

Doutor em Sociologia (2022) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Sociologia (2015) e bacharel em Ciências Sociais (2012) UFSCar. Membro do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) e pesquisador integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração do Conflito (INCT-INEAC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social estatal; modelos de policiamento; práticas policiais; polícia; administração de conflitos e marginalidades.

>Lattes.

Eduardo Rossler

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2016), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2019) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2024). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão prisonal, neoliberalismo e sociologia das prisões. Integro o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCAR) e membro do INCT-INeac, além de ter trabalhado como Consultor Nacional pelo PNUD.

>Lattes

ESTUDANTES

Isabela Cristina Alves de Araújo

Doutora em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente, é pesquisadora do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) na UFMG e membro do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) na UFSCar. Atua em pesquisas na área de sociologia da prisão, da punição e do conflito, a partir da perspectiva de gênero.

>Lattes.

Anna Virgínia Cardoso da Silva

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Possui graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição (2015). Pesquisadora do Grupos de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) da UFSCar e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, Sociologia da Violência e Criminalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração do sistema de justiça criminal, políticas de segurança pública, seletividade penal.

>Lattes.

Bruno Giovannini de Paulo

Delegado de Polícia. Policial Antifascista. Doutorando em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos Sobre Violência e Gestão de Conflitos (GEVAC – UFSCar). Mestre em Teoria do Direito e do Estado pela UNIVEM (2016-2017). Especialista em Direito Penal pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista.

>Lattes

Eduardo Armando Medina Dyna

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – campus de Marília (2021-2023). Pós Graduado (lato sensu) em Políticas Públicas e Projetos Sociais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Formado em licenciatura plena do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista – UNESP campus de Marília (2016-2020). Formado em Bacharelado do curso de Ciências Sociais (2016 – 2021). É bolsista CAPES – Proex (2024 – ). Foi Bolsista CAPES – DS (2021-2023). Foi bolsista FAPESP (2020). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET de Ciências sociais (2017-2019). Participa do Grupo de Estudos em Segurança pública (GESP) e do grupo de pesquisa Observatório de Segurança pública (OSP), ambos coordenados pelo Prof Dr Luís Antônio Francisco de Souza. Participa do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) coordenado pela Profa Dra Jacqueline Sinhoretto. Atualmente pesquisa na áreas da segurança pública, e da questão urbana, relações de poder, violência urbana, periferias, políticas públicas, facções, drogas, criminalidade, políticas de segurança pública e o Primeiro Comando da Capital. 

>Lattes.

Kênia Rodrigues Mattos

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2019). Integrante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar). Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Punição e Sociologia da Violência. Dedica-se, principalmente, aos estudos da adolescência negra e dinâmicas/instituições da segurança pública e em cumprimento de medidas socioeducativas. Atualmente é Colaboradora na Diretoria de Políticas Penitenciariais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), dedicando-se principalmente à elaboração do Plano Pena Justa – Plano Nacional para Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucional do Sistema Prisional, resultado da ADPF 347.

>Lattes

Lucas Henrique Diniz Feltrin

Graduado em História pela Universidade estadual Paulista (UNESP-2015). Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Tem formação complementar em Educação e Direitos humanos (UNESP) e Violência e Educação (FLACSO). Membro do GEVAC (Grupo de Estudos sobre violência e administração de conflitos). Se dedica aos temas: violência e administração de conflitos na educação escolar e “ataques às escolas”.

>Lattes

Otávio Ravagnani Franco de Almeida

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS-2025) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar (GEVAC) e INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT- InEAC). Realiza estudos na área de sociologia, abrangendo os seguintes temas: uso de drogas, instituições e agentes jurídicos e de saúde mental, desvio, controle social, violência e administração de conflitos. Participa do Projeto Temático (bolsa mestrado FAPESP) “Juristas e democracia: Lutas locais-globais pela reconfiguração de forças profissionais no âmbito da justiça e segurança pública”.

>Lattes

Lorena Leão Calixto

Mestranda em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar (2024) e pesquisadora do GEVAC (Grupo de Estudo sobre Violência e Administração de Conflitos). Experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da violência e Sociologia da administração da justiça. Realizou iniciação científica em 2023 (com bolsa de iniciação científica do Cnpq) título da pesquisa: “A segurança pública na perspectiva de policiais LGBTQIA+ brasileiros”). Atualmente faz treinamento técnico (bolsista Fapesp, TT1), no projeto temático “Juristas e democracia: Lutas locais-globais pela reconfiguração de forças profissionais no âmbito da justiça e segurança pública”, no qual pesquisa: “A atuação de mulheres profissionais nas disputas jurídico-morais nas fronteiras da segurança pública, justiça criminal e política”.

>Lattes

Bárbara Pereira Tobias

Mestranda em sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal e São Carlos (UFSCar). Bacharel em Ciências Sociais (2024) pela mesma instituição, com dupla ênfase em Sociologia e Antropologia. Pesquisadora integrante do INCT – InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos). Membro integrante do GEVAC – UFSCar ( Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos) liderado pela sua orientadora Dr. Prof. Jacqueline Sinhoretto. Foi bolsista pela FAI UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Técnico) através do Observatório das Desigualdades, Conflitos e Democracia, para o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica acerca da relação da Polícia Rodoviária Federal e do Governo Bolsonaro. Tem interesse especial pelas áreas de administração de conflitos e controle, policiamento e estratégia militarizada.

>Lattes

Thiago Coelho

Mentrando em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduado em Ciências Sociais pela UFSCar e integrante do Grupo de Estudos Sobre a Violência e Administração de Conflitos – GEVAC. Também é participante do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos – InEAC.

>Lattes

ANTIGOS INTEGRANTES

Gabriela Kater

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração (GEVAC). Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.

>Lattes 

Bruna Cinquini Ribeiro

Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa FAPESP. Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É integrante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar (GEVAC). Editora da Revista Áskesis. Interesse na área de Sociologia da Violência e da Punição.

>Lattes

Otávio Macacari

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e formado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, pela mesma instituição. Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), com intercâmbio acadêmico realizado na Tilburg University (Países Baixos).

>Lattes

Jade Santoro Cavalli

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a dissertação: “O Estalar do martelo: uma análise das sentaças de crimes patrimoniais na cidade de São Carlos”. Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição É integrante pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) e pesquisadora so INCT – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT – InEAC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em estudos sobre violência e administração de conflitos, especificamente nos temas: seletividade penal, reconhecimento do suspeito, justiça criminal, controle do crime e acesso à justiça.

>Lattes

Jordana Dias Pereira

Possui graduação em Bacharel em Sociologia e Ciências Políticas pela Universidade Estadual de Campinas (2007 e 2009). Na Unicamp também desenvolveu um projeto de iniciação científica sob a supervisão da Profa. Dra. Luciana Tatagiba (2007). Em 2008 cursou duas disciplinas complementares em Ciências Políticas na Universidade de Salamanca/Espanha. Atualmente coordena o Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos (NOPPE) da Fundação Perseu Abramo, onde também contribui Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPPs) de Segurança Pública. É coordenadora adjunta do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCrim. Desde em 2018 cursa mestrado na UFSCAR na área de Segurança Pública. Pertence ao GEVAC (Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos), sob orientação da Profa. Dra. Jacqueline Sinhoretto.

>Lattes

Paula Paschoal Rodrigues Garcia

Atualmente monitora de Geografia no Cursinho Opção, São Carlos, SP. Foi professora do CEJA (Centro de Educação de Jovem e Adultos) em 2019, São Carlos, SP. Mestre pelo PPGS (Programa de Pós-graduação em Sociologia) da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora vinculada ao GEVAC (Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Marília, SP. Pesquisadora integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração do Conflito (INCT-INEAC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, punição e gênero.

>Lattes

Raphael de Almeida Silva

Coordenador de Pesquisas e Estudos na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE-MS). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é graduando em Direito pela UFMS e pesquisador de campo contratado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sob o Edital nº BRA/18/019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), referente ao “Censo Nacional de práticas de leitura no sistema prisional e no sistema socioeducativo”. É pesquisador do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar), do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade (NENP/UFMS/CNPq) e pesquisador integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

>Lattes

Desenvolvido por GEVAC. All Rights Reserved ©